segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Anteros (Ἀντέρως)


Um dos Erotes (deuses do amor), rege sobre o amor recíproco e altruísta, assim como repulsão, antipatia e vingança ao amor não correspondido. Irmão de Eros na maioria das versões, é filho de Ares e Afrodite e representado como um menino pequeno alado com aljava, flechas e um cinturão. Tem o poder de desunir e separar na mesma força que Eros, assim como mostra o prefixo "ant" vindo do grego (άντ, igual), e não do latim "anti" (contra), podendo ser a partir de uma etimologia errada que vem sua designação de vingativo. 

Ao invés de agir como Eros, o qual desperta paixões ardentes nas pessoas, Anteros desperta emoções menos caóticas, trabalhando em um meio termo, o amor altruísta. Na balança do amor de Afrodite, Anteros encontra-se de um lado de seus pratos, enquanto Eros encontra-se no oposto. Além disso, Anteros persegue e pune aqueles que fazem pouco caso e/ou rejeitam aqueles que fazem pouco caso do amor ou declarações sinceras de outros.

Há várias versões para seu surgimento. Além da mais famosa, em uma delas, ele surgira como uma força de atração primordial, surgida depois de Eros(também o primordial). Mas a mais detalhada é a dos atenianos Meles e Timágoras. Estando Meles apaixonado pelo outro, confessou seu amor à ele, e o segundo pediu que como prova, ele se atirasse de um penhasco, ação prontamente tomada por Meles. Ao ver isso, Timágoras, abatido pelo remorso, também pula. Anteros então seria a alma de Meles, que teria sido divinizada, destinada a vingar os amores não correspondidos.*

Segundo a versão em que seus pais são Afrodite e Ares, ele nasceu após certa preocupação da mãe e as Musas para com o filho Eros. Inconformadas com o menino que não crescia e, consequentemente, não saía da forma de bebê, elas foram consultar Têmis, que na ocasião, não havia passado o oráculo de Delfos para seu sobrinho-neto Apolo. A deusa diz a elas que Eros não cresceria sem um irmão e, logo que Anteros nasce, Eros começa a crescer, para confirmar as palavras da deusa. Isso mostra que o amor, para crescer, deve ser correspondido.

*Em algumas versões, Anteros já existe, e ele que faz com que Timágoras pule.

Acima: estátua de Anteros em Piccadilly Circus, Londres.

0 comentários:

Postar um comentário