quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zeus (Ζεύς)


Rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo, corresponde ao deus romano Júpiter, deus do céu e do trovão. Como símbolos possui o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Filho de Cronos e Réia, o mais novo dos irmãos. Repete a história de Cronos, onde o filho mais novo destrona o próprio pai e assume o trono. Isso ocorre por uma profecia de Urano, pai de Cronos, que à beira da morte, profetiza que Cronos será deposto por um de seus filhos, pois o crime gera o próprio crime.

Com isso, Cronos passa a engolir os próprios filhos, Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Para impedir o destino que se aproximava, Réia busca ajuda com a mãe Gaia. Réia parte para a ilha de Creta, e encontra as ninfas Adrasteia e Ida, e deixa o bebê Zeus aos seus cuidados. Ao voltar, embrulha uma pedra com fraldas e entrega ao marido para que ele devore-as, pensando ser sua cria.

Zeus cresce em Creta, sendo alimentado pelas ninfas com o mel da montanha, mamando o leite de uma ninfa-cabra chamada Amaltéia e protegido por gigantes armados, os Curetes, que cuidavam de abafar o choro da criança e sua voz, para que Cronos nunca o ouvisse.

Mesmo com toda essa vida, ele sabe que terá que enfrentar o pai, para que vingue seu avô Urano, e seus primos Hecatônquiros e Ciclopes. Assim que Amaltéia morre, ele percebe que a hora está chegando, e então, arranca o couro da cabra e faz dele o seu escudo, chamado Égide. (Em grego, Aegis)

Ele procura Métis, filha de Oceano e Tétis, deusa do bom conselho, que lhe diz que deve procurar a mãe quando chegar no território de seu pai. Ele percebe o quanto sua prima é atraente, sentimento que leva ele a desposá-la mais tarde.

Ao chegar no lugar em que sua mãe está, esta fica preocupada ao mesmo tempo que aliviada, mas com uma visita de Métis se convence que o que Zeus pretende fazer é o certo.

Réia faz dele o copeiro de Cronos e Zeus oferece ao pai uma taça de Néctar, onde junto estava diluída um líquido dado a Zeus por Métis, que leva Cronos a vomitar os deuses já engolidos, irmãos de Zeus, e pelo fato de serem divinos, não haviam sido digeridos. Começa então a luta dos deuses contra os Titãs, mas isso é mais à frente.

Zeus é o campeão de traições à sua mulher, a última delas sendo Hera, após ter engolido Métis (fato o qual gerou Atena) e largado Têmis. Em seus casos gerou vários deuses, muitos os quais habitam o Olimpo entre os doze grandes: Atena, Apolo, Ártemis, Dionísio, Ares, Ilítia e Hebe. Conta-se que tivera 115 mulheres mortais, com as quais tivera vários semideuses.

Acima: estátua de Júpiter no Museu do Louvre

1 comentários:

  1. Mesmo ele sendo o "Deus dos deuses" eu acho Poseidon mais poderoso

    ResponderExcluir