sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As Torturas de Prometeu


Após  ajudar a humanidade, Prometeu aguarda seus castigos, pois sabia que o todo poderoso Zeus faria-o pagar. O soberano dos deuses ordena que o titã seja preso eternamente à uma pedra por correntes indestrutíveis forjadas por Hefesto, obrigado pelo pai a contragosto acorrentar o benfeitor da humanidade.

Hefesto acorrenta e prega-o na rocha com uma estaca no peito, e vê o amigo dos homens começando sua agonia. Ao retirar-se, o deus ferreiro não vê dor nem angustia nos olhos de Prometeu, apenas a determinação de não ceder a nenhuma injustiça imposta pelos deuses ou pelos homens.

Pouco tempo após ser fincado na rocha, Prometeu recebe a visita das filhas do titã Oceano, seu grande amigo, as quais compadecem-se com seu sofrimento. Ele conta a elas o motivo de seu sofrimento, despertando nelas indignação contra o senhor dos céus.

Passado algum tempo, eles vêem uma carruagem chegando dos céus e em seguida Prometeu vê-se diante de seu melhor amigo, Oceano. Eles conversam, e ao ver que Oceano pretendia questionar Zeus por suas ações, o titã impede-o, pois temia que o amigo sofresse uma punição pior que a sua. Assim, não o resta escolha senão retirar-se de lá. Antes disso, porém, dá ordem às filhas para não deixarem o amigo dos homens sozinho.

Prometeu e as oceânides conversam, e o titã conta as varias ações tomadas para conseguir salvar a humanidade e fazer com que ela evoluísse. Ele também menciona um herói descendente de Io, a princesa transformada em novilha, o qual libertaria-o daquele sofrimento.

Quando diz isso às oceânides, a novilha real chega, sendo perseguida por um moscardo gigante enviado por Hera. Eles conversam durante um tempo, e Prometeu revela a Io que seu sofrimento terminaria assim que a princesa chegasse ao Egito e lá encontrasse Zeus. Após algum tempo conversando, o moscardo volta a atacá-la, ao passo que Io reinicia sua desenfreada corrida.

Após a saída de Io, Prometeu recebe mais uma visita. Ao gritar ameaças aos céus, dizendo possuir o segredo do reinado de Zeus, na esperança que o deus as ouvisse, seu filho Hermes aparece. O deus ladrão tenta convencer Prometeu a contar o segredo a Zeus, sem algum sucesso. Hermes diz a Prometeu que caso ele não contasse, ele seria lançado ao Tártaro, e após voltar, teria diariamente uma ave dilacerando seu fígado, enquanto a noite ele se regeneraria. Com a atitude de Prometeu de permanecer firme ao que pensava, Hermes vê que não havia mais nada a fazer. O titã grita aos céus, falando para que Zeus adiantasse o que tinha que fazer, deixando Hermes estupefato.

Em seguida, o céu escurece, e Zeus lança um forte raio, que parte o topo da pedra onde Prometeu estava, e abre na terra um canal até o Tártaro. Lá, o titã passa por mais algumas torturas, e depois de um tempo indefinido, seu rochedo é lançado para cima, e sai do Tártaro, para cair onde estivera antes.

Assim que chega à superfície, novamente tentam convencer Prometeu a contar o segredo, porém o titã recusa-se a tal. Assim como dito anteriormente, logo chegara a ave pronta para dilacerar seu fígado.

Tempos e tempos passam, e ao lado da companhia das oceânides, Prometeu resiste aos ataques da ave, prevendo que logo chegaria seu herói, o qual quebraria as correntes inquebráveis.

Conversando com suas amigas fica a parte dos avanços dos homens, e diz não nutrir mais inimizade por Zeus, tendo em vista o seu primeiro propósito: ajudar aos homens. As oceânides dizem sentir que o sofrimento do titã logo cessaria, e ele confirma: Héracles estava perto.

O herói, que havia se perdido da expedição dos argonautas, logo vê o motivo pelo qual havia sido assim. Assim que se aproxima, ouve o grasnido da ave, e rapidamente pega uma flecha de sua aljava, coloca-a no arco e a solta, segundos depois vendo seu resultado: a ave finalmente fora abatida.

Em seguida, Hermes chega para tentar arrancar o segredo de Prometeu, o qual diz não mais ser necessário o silencio. Ele diz a Hermes que o pai não deveria casar-se com Tétis, filha de Nereu, pois havia uma profecia destinada a seu filho que dizia que ele havia de ser mais poderoso que o pai. Nem bem Prometeu diz isso, Hermes sai em direção do Olimpo para contar tal fato ao pai.

Após a saída de Hermes, Héracles começa seu trabalho: destruir as correntes indestrutíveis de Prometeu. Depois de muito tempo de persistência por parte do herói, as correntes as quais ninguém acreditava serem destruídas finalmente caem diante da força do filho de Zeus.

Assim, Prometeu é finalmente libertado de sua tortura. Zeus não casara-se com Tétis, a qual casou-se com Peleu, um mortal, e dera a luz ao herói grego Aquiles. Quanto à decisão de Zeus quanto à situação de prometeu continuar sempre acorrentado à pedra, ele manda que seu filho Hefesto faça um anel, onde ele incrusta um pedaço do rochedo onde Prometeu ficava. Assim, Prometeu pôde ficar em liberdade sem descumprimento as ordens de Zeus, preso ao rochedo pela eternidade.


0 comentários:

Postar um comentário