terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prometeu (Προμηθεύς)


Filho de Jápeto e Têmis e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio, é a divindade da premonição. Foi o deus que mais preocupou-se com os homens e ajudou-os. Segundo a criação dos animais, ele e Epimeteu distribuíram os dons para os animais, como asas, nadadeiras, rapidez, força, etc. Porém, ao chegar a vez dos homens, os irmãos viram-se sem dons para dá-los.

Assim, mesmo sabendo previamente de seu destino, Prometeu se compromete a ajudar os homens, e leva o fogo do Olimpo em uma tocha para entregar aos seres humanos. Com ele, os homens passaram a fundir o metal e criar armaduras, motivo pelo qual tal era foi chamada de Geração de Bronze.

Com as várias ajudas de Prometeu, os homens passaram a domesticar os animais, cruzar oceanos, evitar doenças e prorrogar sua vida. Esses fatores deixaram Zeus furioso, pois este temia que os humanos se tornassem mais poderosos que os deuses. Com esse pensamento, Zeus passa a castigar os humanos, como um modo de puni-los por terem a dádiva do fogo. Ainda assim, Prometeu corre em socorro dos mortais, despertando a inimizade do deus dos deuses.

Os ânimos se acirraram ainda mais quando estava para ser decidida qual parte dos animais caberia aos deuses e qual parte caberia aos homens, a cada sacrifício. Prometeu, sabendo que Zeus escolheria a melhor parte do boi em questão, tirou a carne e cobriu-a com a pele do animal, enquanto colocou os ossos do animal abaixo de uma camada de gordura. Quando Zeus prepara-se para escolher, e vê ambas as travessas com as diferentes partes, escolhe logo a que possui a gordura. Porém, após ter sido feita a escolha, Zeus sente cheiro de trapaça, e ao retirar a camada de gordura enfurece-se ao ver apenas ossos.

Apesar disso, a decisão já estava tomada, e aquela parte caberia aos deuses. Tomado por raiva, e sem poder nada modificar, Zeus então tira dos homens o fogo, de modo a impedir que conseguissem cozinhar a carne.

Após isso, o deus dos deuses adverte Prometeu a não mais testar sua paciência. Porém no dia seguinte, Prometeu já havia retirado mais uma vez o fogo do Olimpo e o levado aos homens.

Antes de Prometeu pagar por suas transgressões, Zeus ainda cria o jarro de Pandora e o dilúvio de Deucalião, que ficarão para próximas postagens.

0 comentários:

Postar um comentário