domingo, 1 de julho de 2012

Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios


Capítulo seis

Minha transformação 
em senhor supremo 
do banheiro

Página 86 - Conversando com Quíron, Percy pergunta se, como o Olimpo, o Mundo inferior também era real. O submundo, também chamado de Hades*, era o local para o qual as almas iam assim que morressem, levadas até ele por Tânatos, Hermes ou até Caronte, ainda que o real deus da morte seja Tânatos. Lá, as almas eram julgadas por três juízes, Minos, Éaco e Radamanto, os quais decidiam se a alma iria para o Tártaro, o Campo dos Asfódelos, e os Campos Elísios.

Página 90 - Ao falar de seus parentes, Quíron menciona sua natureza selvagem e bárbara, muitas vezes antes mencionada aqui no blog, igual ao fato do centauro ter instruído Héracles e também sua morte, fato referido em outros capítulos do mesmo livro.

Página 91/93 - Ambas as páginas, as quais referem-se à entrada de Percy no chalé 11, o chalé de Hermes, mencionam aspectos relacionados ao deus. O primeiro é o caduceu, o simbolo do chalé, objeto o qual inicialmente pertencia à Apolo, enquanto ele conduzia seu rebanho. O outro dos aspectos é sua relação com as viagens, pois o deus dos pés alados era patrono do viajante, qualquer fosse ele.

Página 94 - Ao mencionar o Minotauro, Percy fica confuso por ele ainda existir, pois ele havia sido morto milênios antes. Sua "primeira" morte, se levado em conta o enredo do livro, dá-se quando Teseu, buscando salvar Atenas de seu imposto para com Creta, o de oferecer anualmente sete mulheres e sete homens para serem sacrificados ao Minotauro. Ajudado por Ariadne, ele entra no labirinto, mata o minotauro e sai ileso.

Página 95 - Assim como na Grécia antiga e em seus contos, também nos livros eles evitam falar o nome das Fúrias(na mitologia grega chamadas Erínias), com medo de que isso as invocasse. Uma das maneiras de evitar pronunciá-lo era chamá-las de Benevolentes.

Página 96 - Nos livros sendo apenas as comidas dos deuses e podendo incinerar os semideuses, a Ambrosia e o Néctar eram a comida e a bebida as quais davam a eles sua imortalidade.

Página 99 - Quando enfrenta Clarisse, ou pelo menos tenta não ter sua cabeça enfiada na privada, Percy controla, mesmo que sem saber, a água. Na mitologia, um dos poucos contos em que um semideus tivera o poder igual ao de seu pai fora no conto de Belerofonte. Nele, buscando não morrer pelas mãos do soldado de Iobates, ele pede ajuda a Poseidon, o qual concede a ele o poder de dominar as águas.

*O nome Hades pode servir tanto para referir-se ao deus quanto ao mundo inferior.

0 comentários:

Postar um comentário