quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aqueronte (Αχέρων)


Filho de Hélio com Gaia ou Deméter, é o rio da dor, dos infortúnios e da lamentação. Junto ao Cócito, Estige, Flegetonte e Lete, é um dos rios do submundo, sendo ele o rio que separava o mundo exterior do submundo, ao contrário de Lete. Suas águas são tidas como pútridas e suas margens cheias de lodo e junco. É normalmente representado como um velho coberto com vestes úmidas, com seu animal, o mocho, uma ave fúnebre.

Foi tornado um rio por Zeus, depois de dar de beber aos Titãs, durante a Titanomaquia, quando eles estavam com sede. Além disso, foi também condenado à circular no submundo.

Era localizado na entrada do mundo inferior, tendo o Cócito e o Flegetonte desaguando nele, e o Estige como afluente. Era ele o rio o qual Caronte, o barqueiro do submundo, levava as almas recém-falecidas para o outro lado, onde Cérbero e a entrada do Hades estavam. É o segundo maior rio, apenas menor que o Oceano, rio que fluía na direção contrária ao rio ctônico, o qual passava debaixo da terra, por lugares desertos.

Junto com Orphne ou Gorgyra, é tido como.pai de Ascalafos, o daimon(espírito) que reportou a Hades que Perséfone havia provado das sementes de romã, fazendo a rainha do submundo não poder mais se desvencilhar por completo do mundo subterrâneo.


Agradecimento à equipe da Redatoms e do jogo Pantheon the Legends pela arte da imagem. Não possuem vínculo com o que é escrito neste blog.

0 comentários:

Postar um comentário