sábado, 22 de janeiro de 2011

Urano (Ουρανός)

Segundo o que se conta, primeiro veio Gaia, porém, não querendo ficar sozinha, essa gera Urano, no desejo de ter alguém que a fecundasse.

Baseado no mito da criação do Olimpo, diz-se que Urano cobria a Terra (Gaia), mas odiava as crianças geradas, sendo elas os Titãs, seis filhos e seis filhas, os Hecatônquiros (gigantes de cem braços e cinquenta cabeças) e os Ciclopes (gigantes de um olho só), e assim acabava aprisionando-os no Tártaro, as entranhas do mundo, causando dor à Gaia.

Após isso, Gaia forjou uma foice e pediu à algum de seus filhos para castrarem Urano, pórem, apenas o mais jovem, Cronos concordou com tal coisa. Com isso, emboscou seu pai, castrando-o e jogando os testículos ao mar. Com o sangue derramado ao longo do processo, nasceram os gigantes, as três Erínias (ou apenas fúrias), as Melíades, e por alguns, os Telquines. A partir dos testículos de Urano jogados ao mar nasceu Afrodite.

Após Urano ser deposto, Cronos re-aprisionou os Hecatônquiros e Ciclopes no Tártaro. Depois disso, Urano e Gaia profetizaram que Cronos também seria deposto pelo próprio filho, motivo pelo qual Cronos passa a devorar também seus filhos.

Após sua castração, o céu não cobriu mais a Terra, e ficou sendo suportado por Atlas, como mostrado em Percy Jackson & os Olimpianos: A Maldição do Titã

0 comentários:

Postar um comentário