terça-feira, 28 de maio de 2013

Hebe (Ήβη)


Filha de Zeus e Hera e irmã de Ares e Ilítia, chamada de Juventas pelos romanos, Hebe é a deusa grega da juventude e das jovens noivas antes do casamento. Servia de copeira aos deuses no Olimpo, servindo o Néctar e a Ambrosia a eles. Mostrada comumente jovem, vestindo um vestido sem mangas, com flores na cabeça e segurando uma taça de ouro na mão, possuindo por símbolo a alface, aludindo à uma das versões de sua origem, tendo vindo apenas de Hera, quando a deusa comera uma alface em um banquete dado por Apolo e se engravidara dela. Por sua juventude, era  as vezes adorada como uma deusa da beleza, junto a Afrodite.

Além de copeira do Olimpo, regularmente juntava-se às Musas em sua dança, ao som da lira de Apolo. Em algumas versões, quando Héracles foi levado ao Olimpo e tornado um deus, a mão de Hebe lhe fora dada em casamento, levando-a a deixar o posto de copeira dos deuses. Porém, em outra versão, uma vez, ao servir os deuses, ela cai vergonhosamente, ou enfurecendo Zeus ou envergonhando-se a si mesma, fazendo com que largue seu trabalho, levando Zeus a raptar Ganimedes, o príncipe troiano, e colocá-lo como o novo copeiro. Porém, sua mãe Hera, após isso, a deixa cuidando de sua carruagem, dos banhos de Ares e oferece a mão da filha à Héracles.

Tinha poder de rejuvenescer as pessoas, assim como fizera ao sobrinho de Héracles, Iolau, quando o herói pedira a ela que fizesse isso. Era dito que, além de seu poder sobre a juventude, possuía o poder de envelhecer as pessoas, como fez aos filhos de Alcmeon ao se vingarem da morte da primeira esposa do pai, Arsíone. Com Héracles, Hebe teve uma filha, Alexíara, e um filho, Aniceto.

Em Roma, Juventas protegia os adolescentes no momento deles deixarem a infãncia, mais ou menos aos 16 anos, quando vestiam a toga pela primeira vez. Quando isso ocorria, os jovens lhe ofereciam uma moeda.

0 comentários:

Postar um comentário