terça-feira, 18 de outubro de 2011

Titanomaquia

Após Zeus fazer Cronos vomitar seus irmãos na ordem invertida aos seus nascimentos, como se o tempo reparasse as injustiças de Cronos com Réia, uma guerra entre os deuses e os titãs começa, a chamada titanomaquia.

Zeus e Cronos se preparam para a guerra, os deuses olímpicos do lado de Zeus e os titãs ao lado de Cronos, à exceção de Oceano, o qual não concordava com o governo de Cronos. Junto à ele estavam Tétis, Mnemósine, Prometeu e Têmis. Zeus estabelece sua base de guerra no monte Olimpo e Cronos no monte Otris. A guerra a seguir se torna violenta e desonesta, dado o ódio entre os dois lados. Nenhum dos dois lados aparenta ganhar, quanto menos desistir. Gaia aconselha Zeus a libertar seus filhos de dentro dela, os três ciclopes e os três hecatônquiros, os quais estavam presos no Tártaro devido ao medo de Cronos de ter seu trono tomado.

Zeus cai dos céus por nove dias até a Terra, e por mais nove dias até o Tártaro, até chegar onde seus familiares se encontravam trancafiados. Ele enfrenta o monstro Campe, um ser com mil víboras saindo de cada pata, cinquenta cabeças de animais selvagens na cintura e corpo de híbrido com asas negras. Zeus mata tal monstro e toma as chaves das celas.

Ao liberar os ciclopes e os hecatônquiros, o deus dos deuses se depara com um problema: por mais fortes que fossem, seus tios eram mortais. Como um modo de convencê-los a lutar a seu lado, ele lhes oferece Néctar e Ambrosia, tornando-os assim imortais.

A guerra continua por nove anos mais até o décimo, quando os titãs começam a dar sinal de fraqueza. Hades, usando seu elmo da invisibilidade, rouba as armas dos titãs. Eles começaram a fugir dos deuses olímpicos, o que aumentava ainda mais a raiva destes. Por terra, por água, os deuses traçam sua fuga ao redor do globo, até finalmente se verem de volta à grécia. Mesmo sem armas, os titãs resistem bravamente, em uma luta desesperada pela vitória. Com um golpe final, os hecatônquiros arremessam cem pedras cada um, soterrando os titãs e assim, dando fim à Titanomaquia. Após a vitória, Zeus trancafia  os inimigos no Tártaro, para que não mais saiam de lá. Ao general dos titãs, Atlas, é designado o fardo de suportar Urano acima de Gaia, para que não mais o mundo volte ao Caos.

Por Trás do Cotidiano

A banda Titãs possui um álbum chamado Titanomaquia.

0 comentários:

Postar um comentário