domingo, 22 de janeiro de 2012

Héracles (Ἡρακλῆς) - O Leão de Neméia


Assim que recebe a profecia do oráculo, Héracles coloca-se a caminho do palácio do rei Euristeu. O rei fica com medo do herói ao ver de longe seu tamanho e força, e começa a pensar em um trabalho que levasse-o para longe de si e com sorte, que o matasse.

Ao saber desse desejo de Euristeu, Hera manda Morfeu colocar uma visão nos sonhos do rei, para que assim ele soubesse exatamente o que designar ao herói, alguma tarefa terrível, e é quando ele lembra-se do terror que assombrava as terras de seu reino: o leão de Neméia.

Tal leão era filho de Tifão e Equidna, e irmão de vários outros monstros da mitologia, alguns enfrentados por Héracles. Sua pele era impenetrável, motivo que faz Euristeu designar a tarefa ao herói. Héracles procura-o em toda parte, fazendo algumas pausas para descansar, e logo o acha.

Por dias Héracles observa o comportamento do leão e fica intrigado com o fato de, mesmo tendo sua caverna vigiada, o animal conseguia aparecer a quilômetros de sua entrada. Ao procurar pistas, ele descobre uma segunda caverna, a qual ele conclui possuir uma conexão com a primeira.

Assim sendo, Héracles espera o momento em que o leão adentra-as, e fecha uma delas com uma pedra e coloca fogo em uma árvore à frente da pedra. A fumaça produzida adentra a caverna, e induz o leão a sair dela, pela entrada aberta. Enquanto isso, Héracles percorria a distância de uma entrada à outra, para surpreender o monstro.

Ao chegar do outro lado, o herói vê o leão saindo e parte para cima dele. A luta começa e Héracles percebe o motivo de Euristeu ter dado a ele tal tarefa: o leão era impossível de se matar com armas, pois sua pele era impenetrável. Assim, deixando sua clava de lado, Héracles estrangula-o com as próprias mãos. Assim que a vitória chega, Héracles não consegue achar alguma arma para tirar a pele do leão, até que se lembra de suas patas. Ao utilizá-las, finalmente consegue arrancar a pele do leão. Tal pele ainda deixaria Hera frustrada por ter mandado o herói nessa missão primeiramente, pois ela muitas vezes depois salvaria sua vida mortal.

É após a morte do leão que a constelação/signo de mesmo nome surge, criada por Hera em memória do monstro. 

0 comentários:

Postar um comentário