quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nêmesis (Νέμεσις)


Deusa grega filha de Nyx, era a personificação da vingança e deusa do equilíbrio, punia a presunção humana e aqueles que não cumprissem as leis. Foi ensinada pelas Moiras junto a Têmis. Por ser deusa do equilíbrio, ela distribuía tanto a boa quanto a má sorte, sempre dando a sorte contrária à que estivesse presente na vida da pessoa, era a força encarregada de combater tanto sorte demasiada ou azar em excesso, quanto o orgulho dos reis, ou a fortuna não merecida de alguém.

Junto a isso, punia aqueles que cometiam crimes e ficavam sem punição, e ajudava as mulheres com maridos perdidos e aqueles injustamente haviam sido condenados.

É mãe de Helena de Esparta e Pólux. Ao ser cortejada por Zeus, a deusa tentou evitar a união metamorfoseando-se em diferentes animais. Após transformar-se em uma gansa, Zeus metamorfoseara-se em um cisne e consume a união. Dela, Nêmesis põe um ovo, e abandona-o. Após ser achado por camponeses, o ovo é entregue à rainha Leda, para ser chocado junto ao ovo posto por ela, na ocasião de sua união ao deus dos deuses, quando este estava em forma de cisne.

Nêmesis é também parte de uma das versões do conto de Narciso sendo, nessa variante, ela e não Afrodite a puni-lo.

1 comentários:

  1. Olá,
    Recebi seu comentário avisando que já mudou a URL!
    Agradeço muito!
    Abraços,
    Nathalia :)

    ResponderExcluir