sábado, 18 de fevereiro de 2012

Deucalião (Δευκαλίων)


Após Prometeu e Pandora, ocorre a história de Licaón, já antes mencionada. Mesmo sendo culpa da Zeus que Licaón tenha ficado perverso, devido aos males libertados por Pandora, o rei dos deuses decide varrer a humanidade da face da Terra, planejando um dilúvio. Diante da mesa do palácio de Licaón, Zeus manda Noto, o vento sul, até onde fica Oceano, para carregar nuvens pesadas de chuva.

Depois de um tempo, o céu do mundo não era mais visto, pois estava coberto por nuvens de chuva. Ela começa a cair, e a água não escoa, dando início ao dilúvio. A intenção de Zeus era eliminar toda a raça humana da Terra. Porém, devido à mais uma intervenção de Prometeu, não ocorreu necessariamente o que Zeus esperava.

Prometeu, o titã da premonição, possuía um filho, Deucalião, rei da Ftia. Ele avisara-o do perigo e intruiu-o como proceder para salvar a si e à sua família.

Com a ajuda de seus familiares, Deucalião constrói uma grande arca. Assim que termina, um par de cada espécie animal do mundo, adentra-a e acomoda-se em seu devido lugar. Com água e comida para todos, os animais em paz ficaram no período do dilúvio.

Durante nove dias e noites choveu incessantemente, ao passo que no décimo dia a chuva cessara. A arca encalhara no monte Parnasso. Antes de sair, Deucalião solta uma pomba, de modo a saber se a chuva continuaria ou não. Assim que a pomba estabelece-se em uma árvore, os tripulantes ficam aliviados e saem da arca.

Assim que se estabeleceram, oraram para Hera, com medo de ao dirigirem suas preces para Zeus, ele fuminá-los em um ataque de raiva. Após os sacrifícios, pedem à rainha dos céus para que as águas baixassem, e em seguida seu pedido é atendido.

Ao constatarem que eram os últimos humanos da Terra, eles constroem um altar para Zeus, e lá agradecem por estarem vivos. Poucos momentos depois, Hermes aparece e diz ter sido enviado por Zeus, o qual pedira ao filho que transmitisse sua mensagem à Deucalião e Pirra, sua mulher. Por ter ficado tão satisfeito com os agradecimentos do casal, Zeus concedera aos dois um desejo, jurando que atenderia-o, qualquer que ele fosse.

Deucalião pede o repovoamento da Terra. Hermes árte em direção ao Olimpo, e volta pouco tempo depois trazendo ao seu lado Têmis, a deusa da lei. Têmis fala aos dois para jogarem para trás os ossos da Grande Mãe. O casal fica confuso, porém após algum tempo Deucalião compreende: eles teriam de jogar para trás os "ossos" da Terra, alguns seixos que haviam achado perto de onde estavam. Eles começam a tarefa, e para cada seixo jogado por Deucalião, um homem surgia, assim como surgia uma mulher para cada um jogado por Pirra.

Após isso, a Terra foi repovoada e dos filhos do casal surgiram os diversos povos gregos, os eólios, os jônios, os aqueus e dórios.

Com  a Terra repovoada, Zeus voltou-se ao problema inicial: Prometeu. Já sabendo o que o esperava, Prometeu procura Atena, e ensina-a tudo o que sabia, atributos os quais fizeram a fama de Atena. Após isso, Prometeu estava pronto para enfrentar Zeus, mas isso será dito na próxima postagem.

Abaixo: mapa de conquista pelos povos originados pelos filhos de Deucalião. Nesse mapa os Eólios e os Aqueus estão representados juntos.


0 comentários:

Postar um comentário