domingo, 11 de setembro de 2011

Por trás do Cotidiano - Signos


Todos sabem que muitas pessoas acreditam em horóscopo, mas será que todas sabem a origem de seus signos? Aproveitem!


♈ Áries: Vindo do velocino de ouro. O velocino de ouro era a lã de um Carneiro que fora enviado por Zeus para salvar Frixo e Hele. Os dois eram filhos do rei Atamante com sua primeira mulher Nefele. A segunda mulher, Ino, teve a idéia de matar os enteados. Disse à todas as mulheres da região que queimassem as sementes, pois assim nenhuma germinaria. O rei então procura a ajuda do oráculo de Delfos, mandando alguns mensageiros para trazerem a resposta para ele. Porém tais homens haviam sido subornados por Ino e disseram que o oráculo profetizara o fim da "maldição" quando os filhos do rei fossem sacrificados em nome de Zeus. Sabendo disso, Nefele manda em socorro dos filhos o velocino de ouro, presente que Hermes havia lhe dado. Os irmãos, voando no dorso de Crisómalos, o Carneiro, fogem de seu destino mortal, ou pelo menos um deles, pois no caminho Hele cai em direção ao mar e morre. Ao chegar em terra firme, Frixo sacrificou o carneiro em nome de Zeus e deu o velocino ao rei Eetes, que o havia oferecido a mão de sua filha em casamento. Com o velocino pendurado em um Carvalho, a terra ganhou poder e prosperidade.
Nota: em Mar de Monstros, Annabeth diz à Percy a historia do velocino, mas se refere aos filhos como Cadmo e Europa. Porém, esses nomes são vistos em outro conto da mitologia grega, e não nesse.


♉ Touro: Possui duas pequenas historias interligadas. A primeira é mais uma aventura amorosa de Zeus onde, para conquistar e conseguir uma donzela, chamada Europa, Zeus se transforma em um touro e vai até ela, dando indícios de que ele a deixaria subir nele. Assim que Europa sobe no touro, sem saber que este era um deus, Zeus atravessa o rio nadando, ainda sob a forma do animal. Chegando à ilha, a fecunda.
Dessa união surge Minos. A segunda parte da lógica do nome e do símbolo do signo é essa: Minos pede à Poseidon que o faça rei dos mares e em troca sacrificaria um dos touros de sua manada. Poseidon faz sua parte no acordo, mas na vez de Minos, o rei tenta enganar o deus e sacrifica um touro de segunda categoria.
Com uma afronta dessas, Poseidon fica furioso e pede ajuda a Afrodite em sua vingança. Afrodite induz Pasífae, mulher de Minos, a amar um touro branco da manada do marido, o qual deveria ter sido sacrificado ao deus dos mares. Porém, como levar adiante esse amor sendo ela humana e ele um animal?
Desesperada, Pasífae pede ajuda a Dédalo, o famoso construtor do labirinto do Minotauro, monstro que coincidentemente é filho da rainha. Dédalo cria um jeito de Pasífae se unir ao touro, uma espécie de vaca que permitisse, com Pasífae em seu interior, tal feito.
Desse união surge o Minotauro, a segunda das possibilidades de origem do signo.


♊ Gêmeos: História de Castor e Pólux. Pólux, irmão de Helena de Tróia, era filho de Nêmesis e Zeus, e Castor, irmão de Clitemnestra, de Zeus com Leda, quando o deus se metamorfoseara em cisne. Leda pariu um ovo, e dele saíram Castor e Pólux.
Ambos participaram de várias aventuras, como a que os Argonautas realizaram, onde passaram a ser considerados divindades protetoras dos marinheiros e viajantes
Porém, em uma luta, Castor foi morto e após isso Pólux pede a Zeus que ele e o irmão falecido dividissem sua imortalidade, enquanto um ficasse na Terra, o outro ficaria no Hades, e a cada dia se revezariam. Com essa troca de posição, eles se viam todos os dias, no caminho inverso ao do dia anterior.
Vendo tamanho carinho nutrido um pelo outro, Zeus os põe no céu, como a constelação de Gêmeos.


♋ Câncer: Em latim “caranguejo”. Refere-se a um caranguejo enviado por Hera para matar Hércules quando este estava tentando acabar com a Hidra de Lerna, o segundo de seus doze trabalhos dados por Euristeu. Porém, sem ver enquanto lutava com a Hidra, Hércules pisa no caranguejo. Para homenagear a coragem do animal, Hera o coloca no céu, como uma constelação.


♌ Leão: Refere-se ao primeiro trabalho de Hércules, o Leão de Neméia. Tal leão possuía uma pele impenetrável e assolava a região de Neméia. O animal era filho de Tifão e Equidna, irmão de Cérbero, Quimera, Hidra de Lerna e vários outros monstros.
Euristeu vê esse leão em seu sonho e manda Hércules matá-lo, pois achava tal missão suicida, devido ao fato de a pele do monstro ser impenetrável.
Hércules sai em seu encalço e procura-o por vários lugares. Faz pausas no meio de sua jornada para descansar e dorme por três dias. Ao acordar continua sua jornada e logo o acha.
Por dias Hércules observa o comportamento do leão e fica intrigado com o fato de, mesmo tendo sua caverna vigiada, o leão aparecer a quilômetros de onde Hércules estava.
O herói percebe que as duas cavernas que o leão entrava e saía, possuíam uma conexão entre si. E em um momento que o leão adentra-as, ele fecha uma saída com uma pedra e coloca fogo em uma árvore à frente da pedra ,para a fumaça entrar por uma fresta e induzir o leão a sair. Logo que faz isso,ele corre para a outra entrada.
Assim que chega ao outro lado, Hércules vê o leão saindo e logo parte para cima do monstro. A luta começa e ele percebe que a pele do animal era impenetrável, e que ele não poderia vencê-lo com armas. Com isso, Hércules deixa sua clava de lado e o estrangula com as próprias mãos. Assim que o sufoca, Hércules usa as patas do monstro contra ele mesmo, e retira sua pele, fazendo dela uma armadura.
Hera apieda-se do leão e o põe no céu como a constelação de leão.




♍ ♎ Virgem e Libra: A historia de Astréia ilustra a origem desse signo. Astréia, filha de Zeus e Têmis, costumava passear pela Terra ao lado de sua irmã Modéstia. Porém certo dia, ao ver um homem pesando a a mais a mercadoria de outro, Astréia fica indignada com tal ação e pede a Zeus que as leve embora da Terra.
Triste com tal decisão, Zeus coloca-as na constelação de virgem. Seu símbolo, a balança, é colocado na constelação de libra.


♏ Escorpião: O escorpião que Apolo havia enviado para matar Órion. Órion vivia junto a Ártemis, caçando ao seu lado. Apolo, que nunca aprovara tal relação, manda um escorpião perseguir o jovem. Com isso, encurralado pelo bicho na borda de um rio,ele tem de sair nadando. Ao mesmo tempo Apolo desafia Ártemis a acertar um alvo no oceano. Com uma mira infalível, Ártemis o atinge... Pouco depois as ondas trazem a ela o corpo já inerte de seu amado. Para lembrá-los Ártemis cria a constelação de Órion e Apolo a de escorpião. O curioso é que ambas nunca estão no céu simultaneamente.


♐ Sagitário: Quíron era a sua origem. Durante seu quarto trabalho, Hércules visita um centauro amigo seu, chamado Folos. Folos avista o herói quando ele se aproxima da montanha em que vive. O centauro convida o herói a comer em sua caverna. Hércules percebe que o amigo não o oferecera vinho para beber e ao dizer sua constatação ao amigo, ele lhe diz que normalmente não faria tal agrado, pois o vinho dos centauros é inigualável e que seus irmãos ficariam furiosos com um humano bebendo deles. Pouco depois de abri-lo, vários centauros chegam e ficam furiosos com a presença de Hércules em sua cova e o fato do vinho estar sendo oferecido à ele, e se armam contra o intruso. Quíron vem em defesa do herói, porém de nada adianta. A batalha começa, os centauros jogando pedras e Hércules lançando suas flechas do alto, embebidas no veneno da Hidra de Lerna. Depois de um tempo, os centauros fogem, deixando a mostra a terrível situação: dentre todos os mortos, o imortal Quíron também havia sido ferido. Mesmo com seus conhecimentos medicinais, a dor não ameniza e o centauro pede a Zeus que tire sua imortalidade para poder morrer em paz. Zeus atende ao pedido mas, ao invés de deixar seu corpo ser levado pro Hades, ele o coloca nas estrelas, na constelação de sagitário.


♑ Capricórnio: A constelação representa Amaltéia, a ninfa-cabra que amamentara Zeus enquanto este estava escondido do pai, com as ninfas Adrastéia e Io cuidando dele.
Também pode se referir à Pã, que após avisarem sua morte, é colocado por Zeus nos céus para ser lembrado. Sua forma de bode com cauda de peixe foi-lhe atribuída devido ao conto de Tifão em que os deuses se refugiaram no Egito e, ao tentar se metamorfosear em peixe cedo demais, Pã ficou com metade de corpo como peixe, e metade do corpo como bode, para não esquecer o ocorrido, Zeus eleva tal imagem aos céus.


♒ Aquário: Representa Ganimedes, um homem que Zeus amou e levou para o Olimpo. Tendo Hebe sido desposada por Héracles, ele se torna o copeiro dos deuses, originando a imagem do jarro derramando um tipo de líquido.


♓ Peixes: Refere-se à Eros e Afrodite. Após a derrota dos titãs, Gaia junta-se a Tártaro e gera os gigantes. Entre eles estava Tifão, o maior deles, que vai atrás dos olimpianos forçando-os a se refugiarem no Egito. Entre tal grupo de deuses estavam Eros e Afrodite, os quais de metamorfosearam em peixes durante a fuga.

1 comentários: