quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Estige (Στυξ)


Ninfa primogênita filha de Oceano e Tétis¹, é o rio do ódio que corre pelo submundo junto ao Aqueronte, Cócito, Flegetonte e Lete. Casou-se com Palas e teve com ele Bia, Cratos, Niké e Zelo².

Ela é o rio que corre pelo Hades, dando nove voltas ao seu redor e separando o mundo dos vivos do mundo dos mortos. É ele o rio que Caronte cruza, ao levar as almas dos mortos que tinham como pagar a travessia. 

Diz-se que quando a Titanomaquia ocorreu, Zeus chamou os outros deuses para combaterem a seu lado, e Estige foi a primeira a atender ao chamado, junto de seus quatro filhos. Finda a guerra, Estige é transformada na deusa dos juramentos. Quando alguém jurava pelo Estige, quebrar tal juramento significava maldições terríveis. Para os homens, a morte, enquanto para os deuses a petrificação, perda da imortalidade ou da voz por nove anos. Em algumas versões, ela é tomada antes, levada por Íris, enquanto em outras ela é tomada depois, e a perda da voz dá-se pelo fato de suas águas serem muito podres.

Além de manter os juramentos, suas águas também tinham propriedades miraculosas, como a concessão da invulnerabilidade. Quando Tétis mergulhara o filho Aquiles em suas águas, sua pele ficara invulnerável, exceto por seu calcanhar, por onde a mãe segurava o filho ao fazer isso. Por isso, o calcanhar era o único ponto fraco do herói, o que levou-o à sua ruína, quando é morto durante a guerra de Tróia. Dizia-se que sua água matava homens e animais, além de enfraquecer metais nela mergulhados.




¹Em algumas versões, Nix e Érebo.
²Em outras versões, Eos também está nesta lista.
Agradecimento à equipe da Redatoms e do jogo Pantheon the Legends pela arte da imagem. Não possuem vínculo com o que é escrito neste blog.

0 comentários:

Postar um comentário