segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tétis (Τηθύς)


Filha de Urano e Gaia, é uma das doze titânides. Casou-se com Oceano, seu irmão, e com ele foi mãe de 3000 oceânides*, fontes e nuvens. Deusa da água e personificação da fecundidade do mar, é vista às vezes como contraparte de Tálassa, deusa primordial que personifica o mar Mediterrâneo. Vale dizer que esta divindade não é a mesma que é mãe do herói grego Aquiles, divindade a qual é sua neta, filha de Nereu.

Durante a Titanomaquia, ela cuidou de Hera a pedido de Réia, tratando-a como sua própria filha. Após Hera tornar-se rainha dos céus, foi a deusa que ouviu a mulher de Zeus em seu lamento sobre as constelações da Ursa Maior e a Ursa Menor, sendo elas originadas de uma das amantes de Zeus e o filho vindo da relação adúltera. Com isso, Tétis fez com que elas circulassem no céu sem nunca tocar o horizonte.

É dito que seu carro é uma concha branca perfeita, puxada por cavalos marinhos brancos, enquanto é acompanhada por tritões e suas filhas.

Port Trás do Cotidiano - Planetas

A deusa deu nome à uma das luas do planeta Saturno e ao oceano pré-histórico que circundava as terras antes de aparecer vida em nosso planeta.


*Números variam, às vezes 50, às vezes 1000 e às vezes 3000.

0 comentários:

Postar um comentário