sexta-feira, 8 de março de 2013

Afrodite (Ἀφροδίτ)


Deusa grega da beleza e dos prazeres do amor, chamada de Vênus pelos romanos, é tida como a mais bela das deusas do Olimpo. Também representa a fecundidade, e possui como símbolos a pomba, a qual escolhe o seu parceiro assim que nasce e com ele vive até a morte, o cisne, a lebre, simbolizando a fidelidade, o ganso, a fecundidade, o pardal, a alegria e a tartaruga, a perseverança. Simboliza os bons e maus da natureza feminina, como o charme sedutor, o desejo de ter filhos e a aptidão para trair. Por essas e outras, é venerada pelas prostitutas. Com seu poder, consegue levar homens, mulheres, deuses e deusas a serem irracionais. As únicas que resistiam a esse poder eram Ártemis, Atena e Héstia, as chamadas deusas virgens.

Sua origem é controversa. Segundo algumas versões, é filha de Zeus com Dione, sendo chamada por isso Afrodite Pandemiana. Porém pode também ter surgido quando as genitálias de Urano, quando este fora  castrado por Cronos, caíram ao mar. O movimento das ondas, por sua vez, excitaram a genitália, e o sêmen espalhado pela água uniu-se às espumas do mar, surgindo assim a deusa do amor.

Possui diversos filhos, em algumas versões é mãe de Eros com Ares. Com o deus da guerra, ainda, teve Anteros, Deimos, Fobos e Harmonia. Com Hermes, teve Hermafrodito. Com Dionísio, teve Príapo. Com Poseidon teve Rode (as vezes tida como filha de Poseidon e a Hália) e Herófile. Com Apolo, teve Himeneu.

Possuiu diversos casos amorosos. Era casada com Hefesto, mas como o deus era feio e coxo, e tal casamento fora arranjado, era normal a deusa do amor e da beleza buscar outros leitos. Além dos imortais acima citados, deitou-se com Adônis e, quando esse morreu, disputou-o com Perséfone, a rainha do submundo, pois ela também apaixonara-se pelo jovem. Assim, Zeus decretou que o mortal passaria metade do ano com Perséfone no submundo, ou seja, no inverno, e a outra metade com Afrodite. Outro de seus maiores amores foi com o mortal Anquises. Porém, como depois o mortal se gabara para amigos de ter dormido com uma deusa, Zeus lançara-lhe um raio. Afrodite tenta desviar totalmente, mas só consegue que o raio caia no pé de Anquises, deixando-o aleijado. Como não queria outro em sua vida, deixara o mortal de lado. De sua união veio Enéias, um herói troiano da guerra de Tróia.

Assim como protegia os amantes, assim como deu vida à estátua de Pigmalão, detestava aqueles que desprezavam o amor ou a ofendiam, assim como fez com Atalanta e Hipômene.

Por Trás do Cotidiano

O símbolo da feminilidade, o qual representa Vênus, representa seu espelho. É derivado de seu nome grego a palavra afrodisíaco, algo que nos desperta desejo sexual, e de seu nome romano o nome para doenças venéreas, doenças sexualmente trasmissíveis.

0 comentários:

Postar um comentário