segunda-feira, 9 de abril de 2012

Eos (Ἠώς)



A deusa do alvorecer, chamada de Aurora pelos romanos. Era irmã de Hélios e Selene, e assim como ambos, possuía uma carruagem. Sua função era abrir os portões para a saída e a entrada do carro de Hélios, sendo as vezes considerada além de deusa da aurora, deusa do entardecer. Junto a Astreu era mãe dos quatro ventos: Notos, Euro, Bóreas e Zéfiro.

Logo que saía em sua carruagem, guiando os cavalos Brilho e Claridade, Hélios vinha em seu veículo, o qual possuía o dobro de animais. Assim como Selene, Eos era conhecida por seus vários casos com mortais.

Porém, antes de seus vários casos com humanos, ela seduziu o deus da guerra Ares, e por tal triunfo, Afrodite tomou-a como inimiga mortal, amaldiçoando-a em seus amores, ao mesmo tempo que a fez permanecer para sempre apaixonada.

Seu maior caso de amor foi com Titono, princípe de Tróia. Com ele, Eos teve Memnon e Emation, os quais foram mortos por Aquiles e Héracles, respectivamente. Seu caso com Titono é um contraste ao de Selene com Endímion. Eos amava tanto o jovem que pedira a Zeus que lhe concedesse a imortalidade. Porém, ao contrário do pensamento de Selene, Eos esquecera-se da juventude do amado, e não pedira isso a Zeus. Assim, Titono envelhecera, sem nunca morrer, apenas definhando. Em certo momento de sua situação, Eos transformara-o em um gafanhoto, para que ele não sofresse mais.

0 comentários:

Postar um comentário