sábado, 3 de dezembro de 2011

Narciso e Eco



Eco era uma dríade muito bela, com grande beleza. Fora isso, sua voz também era impecável, e todos ao seu redor sempre se reuniam em clareiras para poder ouvir a jovem ninfa cantar e contar história com sua magnífica voz.

Certo dia, Eco passeava pelos bosques ao redor quando avista Zeus fugindo do lugar de mais uma de suas traições. Ela fica quieta, porém, acaba por avistar Hera, mulher do deus dos raios, se esgueirando no bosque. Eco pergunta ao que se devem a visita da grande deusa, e começa a entreter Hera com suas histórias e músicas. Após algum tempo, Hera vê que perdeu a chance de surpreender o marido, e com seu grande senso de justiça, culpa Eco por tal acontecido. Ela amaldiçoa a ninfa, fazendo com que ela não mais fale nada, e apenas repita as últimas palavras faladas perto dela.

Após isso, a ninfa vê alguém compatível com sua beleza, o jovem Narciso. Ele era um jovem de beleza incomparável, e devido a isso, várias mulheres rastejavam a seus pés ou desmaiavam em sua presença, fazendo com que ele ficasse com um ego comparado ao dos deuses olimpianos. Por esse motivo, Narciso desprezava toda e qualquer mulher que viesse atrás dele. Não foi diferente com Eco. Em sua tentativa de sair do bosque, Narciso conversa com Eco, mas devido à maldição de Hera, a ninfa só conseguia repetir o final das falas do jovem, acabando por assustá-lo e fazendo com que ele se afastasse dela e continuasse sua jornada.

Eco fica triste, e devido à relação íntima que possuía com Afrodite, ela roga silenciosamente (pois não conseguia falar) à deusa do amor* que acabasse com seu sofrimento, e que a deixasse ir em paz. Afrodite escuta a prece, e faz com que Eco suma, deixando apenas sua linda voz, a qual ouvimos até hoje em lugares fechados principalmente.

Após isso, Afrodite (em alguns contos é Nêmesis quem faz isso) promete se vingar de quem fez aquilo à pobre Eco e amaldiçoa tal ser. Narciso, ao parar para descansar na beira de um lago, acaba vendo seu reflexo na água, e se apaixona por ele. Não mais querendo sair do lado de sua imagem, alguém tão bonito quanto ele, Narciso definha à beira do lago, se transformando na flor hoje chamada de Narciso.

*Em alguns contos, a divindade pela qual Eco chama é Nêmesis, deusa da vingança e do equilíbrio.

Por trás do cotidiano: as pessoas chamadas "narcisistas" são aquelas que se preocupam demais com sua imagem para os outros e coisas que possam influenciar o modo de visão dos outros para ela.

0 comentários:

Postar um comentário