sábado, 13 de outubro de 2012

Apolo (Ἀπόλλων)


Filho de Zeus e Leto, é o deus do sol, não personificando-o como Hélio, mas sim como condutor da carruagem do sol.

Seu nascimento foi um tanto conturbado. Após descobrir que Leto estava grávida, Hera ordena à cobra Píton que comece a persegui-la, para que em nenhum lugar ela pudesse dar a luz. Junto a isso, ela proíbe todo lugar de acolhê-la em seu trabalho de parto.

Porém, a ilha de Delos, que nada tinha a temer da ira de Hera, por ser estéril, oferece abrigo a Leto assim que ela proclama seu pedido. Assim que o fez, a ilha flutuante que era Delos parou no mar, apoiada em dois pilares e, como a cobra estava longe o suficiente, Leto lá deu a luz.

Assim que começa seu trabalho de parto, Leto recebe a ajuda de várias deusas e, após alguns dias, Ártemis chega, deusa da lua e da caça, chega. Assim que sai do ventre de sua mãe, a filha ajuda-a no parto de seu irmão e, ao ver a dor sofrida pela mãe, ela jura tornar-se virgem, para nunca passar por isso. Pouco depois, o deus do sol, Apolo, nasce.

Poucos dias após seu nascimento, Apolo sai em busca da serpente Píton, para vingar-se por sua mãe. Munido com um conjunto de arco e flechas dado por Hefesto, o deus do sol rapidamente encontra o covil do monstro, sendo logo recebido por ele. Porém, rapidamente o embate ocorreu, pois Apolo, retirando uma das flechas de sua aljava, mata a fera assim que chega perto da serpente. Assim, ele enterra-o no monte Parnasso, local no qual seria criado posteriormente o oráculo de Delfos.

Porém, mesmo sendo um deus, Apolo havia cometido assassinato, visto que Píton era filho de Gaia. Assim sendo, a divindade vai à Tessália e, passando-se por camponês, coloca-se a serviço do rei Admeto, ao qual ajuda quando o soberano demonstra interesse na mão de Alceste, princesa de Iolco e filha do rei Pélias.

O preço do rei pela mão de sua filha era a realização da façanha de atrelar um leão e um javali a um carro. Ajudado, mesmo que sem saber, por Apolo, Pélias atrela ambos os animais, ganhando assim a mão de Alceste.

Foi apenas depois de nove anos que Apolo conseguiu purificar-se de seu crime.* Assim que conseguira, também, logo rumava a Delfos, sua amada cidade.

Apesar de ser descrito como o mais belo do Olimpo, Apolo tivera muitos casos amorosos fracassados, entre eles, seu primeiro amor, Dafne, o qual foi uma vingança de Eros em relação à arrogância de Apolo, após este matar a serpente Píton.

É deus principalmente do sol, além de ser deus da cura, praga, profecias, poesia e arco e flecha. Rege também a medicina, antes de seu filho tornar-se deus de tal oficio, quando, após uma conturbada situação, este ascendera ao Olimpo. Possui como símbolo a lira, a qual foi obtida por ele após trocar com Hermes o caduceu, originalmente sua posse, o qual era utilizado para conduzir seu próprio gado. Quando Roma domina a Grécia , devido à não existência de um deus com a especificidade de Apolo, tal deus é diretamente importado para a mitologia romana, tendo até seu nome conservado.

*Em algumas versões, Apolo é condenado por ter matado os ciclopes que forjavam os raios de Zeus, e assim acaba a serviço de Admeto

NOTA: Muitas pessoas acham que Febo é o nome romano de Apolo, mas como ele foi um deus diretamente importado da Grécia, os romanos preferiram manter seu nome original. O "Febo", palavra a qual significa "brilhante", antes de seu nome refere-se a ele no papel de deus do sol/luz. Os romanos costumavam chamá-lo de Febo Apolo, mas não se deve colocar Febo como o nome romano de Apolo.

0 comentários:

Postar um comentário