quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Licaón (Λυκάων)



Licaón foi um grande rei da Arcádia, muito religioso e que salvara o povo da vida selvagem. Ao fundar uma cidade, ergueu nela um templo dedicado a Zeus, o deus dos deuses. Porém, por ser demasiadamente religioso, começara a fazer sacrifícios humanos em nome de Zeus, os convidados recebidos por ele próprio em seu palácio.

Ao saber disso, Zeus se transforma em um humano para averiguar tais ações, pois zelava o ato de anfitriões cuidarem de seus convidados. Licaón pretendia também sacrificar o convidado divino, mas devido ao fato de que vários de seus servos diziam que possuíam um deus em sua presença, o rei resolveu comprovar.

Matando seu próprio filho, Licaón serve sua carne a Zeus como refeição. Zeus, ao ver tal cena fica estarrecido, e destrói o palácio de Licaón com raios. O rei, ao fugir, começa uma metamorfose devido à punição que Zeus estava lhe impondo, suas mãos se tornaram patas, suas costas ficaram curvas e de sua boca não mais saía um som humano, apenas uivos, se tornando o primeiro lobisomem.

Assim como o pai, os cinqüenta filhos de Licaón também cometiam atos terríveis, e o deus dos raios mais uma vez vai fazer uma visita. Ao chegar, todos os filhos se mostram muito hospitaleiros, seguindo as regras da hospitalidade. Porém, ao começar a comer, Zeus percebe pedaços humanos em sua comida, sendo eles de Nictmo, um dos irmãos. Revoltado, Zeus mais uma vez lança a maldição na família, transformando também a todos os filhos de Licaón em lobos, e a Nictmo, ele restaura a vida.

É após esse conto que Zeus resolve mandar o dilúvio para acabar com a raça humana, e que Prometeu avisa a Deucalião do dilúvio, e uma arca é construída com o intuito de salvar sua família do acontecimento.

Nota: em muitos sites eles dão o nome como Licaão, porém, pelo grego antigo, sua pronúncia correta seria algo parecido com Licáon.

0 comentários:

Postar um comentário