segunda-feira, 26 de março de 2012

Por Trás dos Planetas - Marte


É o deus romano das guerras, equivalente ao grego Ares (Ἄρης), filho de Zeus (o romano Júpiter) e Hera (Juno) e irmão de Hebe, Hefesto e Ilítia, sendo Hefesto por parte de mãe apenas e Ares, Hebe e Ilítia por pai e mãe. Tal planeta fora assim nomeado devido à sua coloração vermelha, cor a qual lembra muito a guerra e sentimentos exaltados. Seu símbolo representa o sexo masculino e sua forma remete à lança, arma muito utilizada por Ares e um de seus símbolos.

É o amante de Afrodite, deusa a qual tivera sua mão dada a Hefesto. Algumas vezes já foi pego em flagrante junto a Afrodite, como no caso da rede de ouro, quando Hefesto supostamente sai a trabalho e deixa a mulher sozinha em casa. Pouco tempo depois, Ares chega e, ao deitar com a amante, é surpreendido junto a ela sendo capturado por uma rede. Após algum tempo sendo alvos de risadas dos outros deuses, os quais haviam sido chamados pelo deus ferreiro para presenciarem os amantes na cama, eles são libertados por Hefesto, quando Zeus faz um apelo ao enteado. Após esse episódio, devido à comentários feitos pelos outros deuses, Afrodite ainda deita-se com Poseidon, gerando Érix, e com Hermes, gerando Hermafrodito.

Com Afrodite, Ares teve três filhos: Deimos, Harmonia e Phobos.

As duas luas de Marte possuem os nomes dos deuses gregos filhos de Ares, sua forma grega. São elas Phobos e Deimos.

Deimos (Δεῖμος): deus do pânico de um modo geral, lutava ao lado de seu pai e seu irmão Fobos, fazendo tropas inteiras entrarem em pânico, conseguindo fazer com que se dispersassem-se rapidamente.

Fobos ou Phobos (φόβος): deu origem à palavra fobia, era deus desse tipo de medo, e no campo de batalha, incutia medo no coração dos combatentes, fazendo-os fugir.

0 comentários:

Postar um comentário