quarta-feira, 20 de junho de 2012

Árion (Αρίων)



Um dos diversos filhos de Poseidon, filho também de uma náiade, foi um distinto músico desde pequeno, em certas versões tendo sido ensinado por Apolo, acabando por chamar a atenção do rei de Corinto, Periandro, o qual protegia as artes.

Assim, o rei chamara o semideus para morar em Corinto, cidade a qual contava com diversos tipos de artistas, todos sob a proteção co rei. Lá, Árion recebera uma profecia dizendo que nenhum barco o traria de volta de qualquer viagem realizada por ele.

Após alguns anos, em decorrência de uma competição, a qual reuniu diversos talentos ao redor do mundo grego, Árion dirige-se à região da Sicília, e lá ganha todos os prêmios oferecidos. Porém, durante o seu regresso, quando estava a bordo do navio o qual levaria-o de volta à sua terra, os problemas vêm a seu encontro.

Certo momento, quando estava tranquilamente aproveitando a viagem, Árion recebe a visita do capitão e de dois marinheiros, os quais comunicam ao semideus que ele seria jogado ao mar, sob um pretexto ganancioso de conseguirem os prêmios ganhos por ele, e não correrem o risco de serem presos pelo rei ao chegarem em Corinto.

Diante disso, Árion pede que o deixem cantar uma última vez e, sem ver aquilo como um empecilho, o capitão concede a ele tal desejo. Ele começa a tocar e cantar, e invoca o nome de Apolo e depois do pai, pedindo sua ajuda. Logo em seguida, alguns golfinhos começam a seguir o barco, atraídos pela bela música cantada. Porém, insensível à melodia, o capitão chuta Árion para fora do navio, com a esperança de que Tânatos logo aparecesse ao filho de Poseidon.

Porém, os golfinhos que escutavam a música salvaram o cantor, e logo a melodia voltara a ser tocada, enquanto os animais o levavam na direção de Corinto. Eles deixam-o próximo ao Peloponeso, de onde Árion conseguiu chegar até sua cidade, antes dos ladrões.


Ele conta ao rei a história e, após algum tempo, o barco que levara Árion retorna à cidade. O rei pergunta ao capitão o que acontecera ao filho de Poseidon e ele responde que o semideus decidira ficar na Sicília. Nesse instante, Árion aparece, e Periandro manda que o ladrão fosse amarrado e jogado ao mar, assim como fora feito a Árion. Porém, não houve um milagre que o salvasse.


Após sua morte, o músico foi colocado nas estrelas, ao lado de sua inseparável lira e seu amigo golfinho.

0 comentários:

Postar um comentário