segunda-feira, 24 de junho de 2013

Métis (Μῆτις)


Deusa do bom conselho, planejamento, astúcia, sabedoria, pensamento profundo e prudência, é uma titânide e oceânide filha de Tétis e Oceano, chamada de Prudência pelos romanos. Quando Zeus preparava-se para combater Cronos, Métis que ajudou-o, dando-lhe a poção a qual Zeus ofereceu ao pai, fazendo com que este vomitasse os filhos engolidos, além de ser ela quem convencera Réia de que tal ideia era a melhor.

Após a Titanomaquia, Zeus torna-a sua esposa, e com ela ao lado, ele começa a ter a astúcia para governar o mundo. Porém, certa vez, seus avós Gaia e Urano, que possuíam dons proféticos, avisaram que a 1ª cria da deusa seria uma filha, igual ao pai em inteligência e que o ajudaria, mas caso Métis viesse a ter o segundo, este seria mais forte que Zeus, e governaria homens e deuses. Como para confirmar tal profecia, logo que Zeus vê Métis, ele vê ela passando a mão na barriga, pouco antes de avisar ao soberano dos deuses que estava grávida.

Para escapar deste destino, Zeus induz Métis a brincar com ele, ele perseguindo ela, como um casal apaixonado. Assim, com o dom da metamorfose que várias divindades marinhas possuíam, Métis transforma-se em vários animais, para por fim transformar-se em uma abelha ou mosca¹. Quando ela faz isso, logo Zeus a engole, para impedir a profecia. É após isso que ele se casa com Têmis, e posteriormente com Hera, e é com ela que Atena sai de sua cabeça, a filha da já "morta"² Métis. Assim, toda a astúcia de Métis fora incorporada por Zeus.


¹Segundo algumas versões, é quando Métis está dormindo que Zeus a engole.
²As aspas se referem ao fato de deuses morrerem. Eles são imortais, então os casos em que uma divindade morre são muito restritos, era dito que apenas Nix sabia o segredo da imortalidade.

0 comentários:

Postar um comentário