sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Niké (Νίκη)



Deusa grega alada da vitória, chamada de Victória pelos romanos, é filha de Estige com Pallas, e tinha como irmãos Cratos, Bia e Zelo, deuses do poder, força e ciúme, respectivamente. Ela é representada muitas vezes como uma pequena deusa que é segurada ora por Atena, ora por Zeus, embora em sua maioria seja pela deusa. Tal fato explica o fato de Atena ganhar todas suas batalhas, pois ao lado da inteligência, sempre está a vitória. Isso mostra que, para conseguir-se a vitória, também deve-se utilizar a sabedoria e estratégia. Em várias vezes Atena lutou contra Ares, outro deus da guerra mas, por ter Niké ao seu lado, acabou ganhando.

Sua família mostra o caminho que se trilha e conquista buscando a vitória. Sua mãe demonstra o fato de que para se alcançar a vitória, deve-se estabelecer consigo mesmo um juramento de ganhar, de determinação. Quanto aos irmãos, mostravam que para se alcançar o status de vencedor deveria-se utilizar o poder e a força as vezes. Já Zelo, representava o resultado da vitória, que muitas vezes atrai para o ganhador o ciúme de vários ao seu redor.

Atenas e Esparta possuíam cada qual sua Niké, não alada, de modo que assim, elas permanecessem sempre com eles.

                                                                         ----//----
Curiosidades



Nas medalhas olímpicas, no verso da medalha, há a deusa Niké, com suas asas e segurando o ramo de trigo, seu símbolo. Como a própria medalha mostra, ela representa a vitória do competidor. Abaixo, podemos ver a deusa com uma capa e um ramo de trigo em suas mãos, um de seus símbolos. Atrás podemos ver um tipo de estádio e ao fundo vemos o monte Olimpo, a morada dos deuses.      


Os troféus da Copa do Mundo, o antigo e o novo representam a deusa alada, no primeiro segurando provavelmente a tocha olímpica e no segundo segurando o globo terrestre.


Talvez nunca tenham percebido, mas a marca mais famosa do mundo possui sua origem na mitologia. O nome Nike vem de Niké, obviamente. Sua marca representa a asa da deusa, invertida.

Acima: Estátua da Victória de Samotrácia no Museu do Louvre, em Paris.

2 comentários: