sexta-feira, 24 de maio de 2013

Moiras (Μοῖραι)


Filhas de Nix por partenogênese, chamadas de Parcas pelos romanos, eram as tecedoras do destino de mortais e deuses, e se mostravam inflexíveis sobre o destino feito, fosse ele bom ou ruim. Em algumas versões já foram tidas como filhas de Zeus e Têmis ou Caos e Ananke. Quando uma criança nascia, as deusas visitavam-o dentro de três dias, para traçar seu destino. 

Foram elas que criaram Têmis e Nêmesis, quando Nix e Gaia não puderam criá-las, pois Nix estava muito cansada após gerar tantos filhos por partenogênese e Gaia procurava salvá-la de Urano, ensinando a elas a ordem natural do mundo. Dizia-se que, junto de Hermes, haviam criado o alfabeto.

Mesmo sendo inflexíveis e impiedosas, algumas vezes apareciam aos homens. Apareceram na história de Meléagro, avisando à mãe do recém-nascido que a vida da criança estaria ligada ao toco de madeira posto no fogo. Também, antes que Héracles enfrentasse Tânatos para que ele não levasse Alceste, a esposa de seu amigo, a própria Alceste havia embebedado as Moiras, e conseguira fazer com que elas lhe revelassem que a morte do marido só seria evitada se alguém oferecesse a vida no lugar dele. 


Cloto (Κλωθώ): A primeira das Moiras, chamada de Nona pelos romanos, era a mais nova delas, sendo a responsável de fiar a linha de vida de cada um, decidindo desde o momento o qual cada pessoa nasceria até quando deuses ou mortais seriam salvos ou mortos, como fez a Pélops, no conto de Tântalo. Junto a Ilítia, Ártemis e Hécate, atuava como deusa dos partos. 

Láquesis (Λάχεσις): A segunda das Moiras, representada como uma mulher matronal, mas ao mesmo tempo bonita e poderosa, era chamada de Décima pelos romanos. Ela que decidia quanto tempo de vida cada pessoa poderia ter, medindo o fio de vida de cada um com sua vara, para após isso decidir qual o destino essa pessoa teria. Ela que ajuda as almas que estão a ponto de escolher sua próxima vida, e concede presentes a elas, a partir dos quais elas escolherão sua próxima vida. Junto a Tique, Pluto* e Moros, distribuía o que cada pessoa iria ganhar em sua vida.

Átropos (Ἄτροπος): A última das Moiras, chamada de Morta em Roma, é a mais velha delas, sendo representada como tal. Ela que decidia como e quando a pessoa morreria , ao cortar a linha da vida delas. Trabalhando junto a Tânatos, Moros e às Queres, determinava o fim da vida de cada um.

*Deus grego das riquezas, não confundir com Plutão, forma romana do deus Hades, quando este fora incorporado por Roma.

Por Trás do Cotidiano

Quando se diz que a "vida de alguém está por um fio", referimos à essas deusas, mencionando, sem saber, o fio que elas traçam para a vida de cada um.

0 comentários:

Postar um comentário