terça-feira, 16 de julho de 2013

Lete (Λήθη)


Uma das náiades, filhas da deusa da discórdia Éris, é um dos rios do submundo, além de Aqueronte, Cócito, Estige e Flegetonte. Dentre estes, é o rio do esquecimento. Na maioria das versões, ele flui ao redor da caverna de Hipnos, o deus do sono, local onde seu murmúrio induzia a sonolência, somado ao fato de ser um rio que corria lenta e silenciosamente, cujo curso tranquilo não deixava ouvir-se nenhum som. Diz-se também que passava pelo Elísio. Era ele que separava o submundo do mundo exterior, ao contrário de Aqueronte e Estige, que separavam o mundo exterior do submundo. Segura em uma das mãos uma urna e na outra a taça do esquecimento, provavelmente cheia de suas águas.

Suas águas trazem às almas o esquecimento, para aquelas que bebiam de suas águas. Em algumas versões, elas bebiam ao chegar no submundo, e apenas poderiam recuperar suas memórias momentaneamente quando um herói (o qual muitas vezes conhecera a alma quando estava no mundo),descia ao submundo e dava o seu sangue para o morto beber.

Todas as almas podiam beber de suas águas, menos aqueles que ainda eram atormentados pelos crimes que haviam cometido, sendo a esses permitido o contato com a água apenas após o pagarem por eles. A outra das versões diz que apenas quando iam renascer que as almas poderiam beber a água, para não terem memórias de suas vidas passadas na vida que viria.

Segundo alguns, existia também o rio Mnemósine, do qual se fossem bebidas as águas, a memória seria restaurada e as almas alcançariam a onisciência.



Agradecimento à equipe da Redatoms e do jogo Pantheon the Legends pela arte da imagem. Não possuem vínculo com o que é escrito neste blog.

0 comentários:

Postar um comentário