sexta-feira, 14 de junho de 2013

Íris (Ίρις)


Deusa a qual personificava o arco-íris, possui o titã Taumas e a oceânide Electra como pais, e as harpias Aello, Celaeno e Ocípete como irmãs. Sua forma grega é igual à romana. É a mensageira dos deuses para a humanidade junto a Hermes, aquela que os ligava, mais comumente utilizada por Hera. Era tida e representada como uma mulher jovem com um vestido curto ou longo, algumas vezes mostrada como mensageira de Hera e outras como uma viajante. Era associada à comunicação, mensagens, arco-íris e novos empreendimentos.

Antes de ser representada alada, era tida como possuidora de botas aladas, assim como as sandálias de Hermes. Por atributos, possui um jarro de água, no qual ela carrega a água do Estige, e um caduceu. Era tida como uma deusa naturalmente bondosa, e confortava aqueles que sofriam com o destino dado a eles pelos deuses. Sendo a mensageira dos deuses, conseguia viajar na velocidade do vento do Olimpo às profundezas do mar e ao Hades. Por isso, é conhecida como deusa do mar e do céu.

Por todo o seu trajeto de mensagens, ela deixa atrás de si um arco-íris, as vezes este sendo criado como uma ponte da Terra ao Olimpo, como fizera no casamento de Zeus e Hera. Quando é ordenada por Zeus, ela vai até o Estige, um dos cinco rios do submundo, e busca sua água. Com ela, quem não cumprisse o juramento seriam punidos com um ano de doença, silêncio e fome do néctar e ambrosia, além de serem banidos do Olimpo pelos nove anos seguintes. É ela também que é mostrada como quem supre as nuvens com a água necessária para causar dilúvios na terra.

É casada com Zéfiro, o vento do oeste, e com ele teve Pothos, o espírito da saudade e nostalgia. Em algumas versões, Íris possuía uma gêmea, chamada Arche. Durante a Titanomaquia, enquanto Íris ficara do lado dos deuses, Arche ficara do lado dos titãs, fazendo com que fossem inimigas. Quando a guerra acabou, Zeus rasgou as asas de Arche e deu-as a Tétis, mãe de Aquiles, quando ela se casou. Após isso, a mãe deu as asas ao filho, que as usava em seus pés. Era dito que as asas de Íris eram irisdecente, enquanto as de Arche eram de ouro.

Por Trás do Cotidiano

A íris do olho, a parte mas visível e colorida do olho, tem nome baseado na deusa, que deixava um rastro de tais cores ao fazer seu caminho pelo céu.

0 comentários:

Postar um comentário