sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hécate (Εκάτη)


Filha de Astéria com Perses, sendo assim neta de Ceo e Febe e prima de Apolo e Ártemis, é a deusa da encruzilhada e das estradas, locais onde são tomadas decisões e se pode olhar o passado e seguir para o futuro. Era associada com encruzilhadas, fogo, luz, lua, magia negra, mágica, bruxaria, conhecimentos de ervas e plantas venenosas, necromancia e feitiçaria. Por animais, possui cachorros, lobos e ovelhas negras. Além da parte sombria, era relacionada ao parto, junto a Ilítia e Ártemis e relacionada à lua, formando uma trindade com Ártemis e Selene, por isso sendo algumas vezes relacionada à romana Diana. Outra de sua forma romana é chamada Trivia, porém, devido a esta ser apenas deusa das encruzilhadas e não reger sobre a área lunar, sua relação não é perfeita.

É representada comumente com dois cães de caça fantasmas ao seu redor, os quais a serviam. junto a isso, era mostrada segurando duas tochas e uma chave, pois assim como Jano, representa escolhas e caminhos. Diz-se que aparece encruzilhadas, quando a lua escura brilha, e lá os fiéis deixavam-lhe oferendas para obter favores. Assim como o deus romano Jano, possui mais de uma face. Enquanto o deus romano possui duas, Hécate possui três, o que lhe permite olhar tanto para o trajeto percorrido de uma pessoa, quando suas duas opções de escolha de caminho a serem feitas. Em algumas representações, possui uma cabeça de cobra, uma de cachorro e uma de cavalo.

Segundo algumas lendas, Hécate representava Deméter como mãe, Perséfone como donzela e a si mesma como velha. Para alguns, a deusa pode ter vindo do Egito, pois "Heka", além de significar "magia", é o nome do deus relacionado a ela na mitologia egípcia.

É uma deusa ctônica, do submundo, e suas três faces representavam suas esferas de poder, pois no submundo ajudava Perséfone em seu julgamento sobre os mortos, sobre a terra iluminava com o brilho do luar, e sobre o mar tinha seus casos de amor.

Era considerada virgem, tendo filhos apenas por partenogênese, assim como os irmãos Eetes e Circe. Dizia-se que todos os grandes magos e feiticeiros eram seus descendentes.

0 comentários:

Postar um comentário