segunda-feira, 8 de julho de 2013

Tétis (Θέτις)


Filha de Nereu e Dóris, esta última filha da Tétis titânide, é a líder das nereidas, divindades marinhas que presidiam a desova da vida marinha no mar. Foi ela que cuidou de Hefesto quando este foi jogado do alto do Olimpo pela sua mãe Hera e que avisou o hecatônquiro Briareu que Zeus havia sido preso por Hera, Poseidon e Atena.

Fora cortejada por vários deuses, inclusive Zeus, Poseidon e Apolo, porém havia sido profetizado que o filho que ela gerasse seria um filho mais forte que o pai e o destronaria. Era esse o segredo que fez Prometeu ser acorrentado.¹ Assim, tentavam arranjar um casamento para ela. Ao ouvir isso, Peleu foi atrás dela, apenas para ser rejeitado. Aconselhado pelo centauro Quíron, que diz a ele que a agarrasse fortemente, ele vai até ela e, quando a deusa adormece, ele parte pro ataque. Tétis, acordando logo em seguida, se vê nos braços do humano que já havia rejeitado. Com seu poder de mudar de forma, o qual muitas divindades marinhas possuíam, ela transforma-se em fogo, água, leão e serpente. Porém, tamanha era a decisão de Peleu que em nenhuma das vezes ele a largou. Subjugada, ela aceita o casamento.

O casamento fora no monte Pélion, e todas as divindades helênicas foram chamadas, exceto Éris, a deusa da discórdia. Por temerem que sua presença fosse incômoda, a deusa não fora chamada, deixando-a furiosa. Assim, ela pega uma maçã de ouro, e escreve nela "Para a mais bela", e joga-a na festa. Ao ver o pomo, Hera, AfroditeAtena começam a disputar o posto de mais bela das deusas. Zeus, para manter-se de fora de tal conflito, diz a elas que peçam para que o camponês troiano Páris julgue-as. Tal julgamento acaba por causar a guerra mais tarde.²

Com Peleu, ela tem Aquiles, um dos mais célebres heróis gregos. Ao nascer, ela banha-o nas águas do rio Estige, de modo a deixá-lo invulnerável. Porém, ao segurá-lo pelo calcanhar, ela cria ali o único ponto fraco do filho. Perto da guerra de Tróia, sabendo o destino que o aguardava, Tétis tenta esconder o filho, disfarçando-o de mulher e colocando-o junto a outras. Porém, quando Odisseu chega e vê a situação, logo pensa em um plano: oferece às mulheres presentes. Junto a eles havia uma espada, a qual Aquiles prontamente pega, se revelando assim. quando o filho já estava na guerra, a mãe pede-o que espere até entrar na guerra. Ela vai até Hefesto, de quem havia cuidado, e o pede que forje armas para o filho, algo que o deus ferreiro, fez com a maior vontade para sua mãe de criação. Quando o filho morreu, Tétis, ao invés de pedir a Zeus que fizesse-o imortal, levou-o para uma ilha no mar negro, um Elísio alternativo, onde ele transcendeu a morte.


¹Em certas versões, tal profecia é feita por Têmis.
²A partir deste conto, a frase "pomo da discórdia" passou a ser utilizada, referindo-se a algo que dá motivo a uma discussão ou a uma desavença.

0 comentários:

Postar um comentário