sábado, 21 de abril de 2012

Ártemis e Actéon


Actéon era um caçador, criado pelo centauro Quíron e filho do rei Cadmo, que gostava de caçar cervos nas montanhas das redondezas. Certo dia, após uma boa caçada, ele e seus amigos descansavam em um vale, até que Actéon  resolve desvendá-lo. Ele encontra uma caverna e adentra-a, sem saber que naquela caverna Ártemis costumava banhar-se na companhia de suas ninfas algumas vezes, como era o que estava fazendo naquele exato momento.

A deusa havia chegado ao local, e após despir-se e entregar sua aljava e seu arco à uma das ninfas, ela caminhara para o centro da bacia proporcionada pela queda d'água, e lá começara a banhar-se.

Pouco tempo depois, Actéon chega à caverna. Todas as divindades na bacia deram um grito e as ninfas tentaram esconder o corpo de Ártemis. Sem sucesso, pois devido à diferença de altura da deusa para com as outras, de nada adiantara tal ação. Da cor da aurora, Ártemis joga água na cara de Actéon e diz que, caso se atrevesse, dissesse que vira a deusa sem suas vestes.

No mesmo momento um par de chifres cresce na cabeça de Actéon, bem como seu pescoço encompridou-se, as orelhas tornaram-se longas, os pés patas, e seu corpo foi coberto de pelos, sendo assim transformado em um cervo.

Após ser transformado em um animal, Actéon foge da caverna. Porém, a ira de Ártemis não havia terminado ainda. Enquanto estava em dúvida sobre o que fazer ou para onde ir, seus cães de caça acham-o, mas obviamente não o reconhecem. Eles começam a caçá-lo, e Actéon passa a fugir. Porém, após alguns momentos de caçada, um cão atacara suas costas e outro mordera seu ombro. Assim, Actéon vira o quão bom eram seus cães de caça, na sua própria pele.

Seus amigos procuraram o caçador desaparecido, para que ele pudesse comemorar junto a eles, mas acabaram por desistir após algum tempo. Após momentos de agonia, Actéon finalmente solta seu último suspiro, saciando assim, a ira de Ártemis.

O quadro acima, chamado O Banho de Diana, de François Clouet, representa a história em três cenas diferentes. À esquerda, quando Actéon está cavalgando para caçar, no meio, quando Ártemis prepara-se para seu banho, e à direita, quando Actéon é atacado por seus cães.

0 comentários:

Postar um comentário