quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Níobe


Após o acontecido com Aracne, os humanos se tornaram mais respeitosos com os deuses, procurando de forma alguma insultá-los. Vários conseguiram tal feito, porém a esposa do rei de Tebas, Níobe, não seguira tal costume.

Na cidade havia um templo para Leto, e vários cidadãos iam lá para prestar homenagem à deusa. Mesmo tendo várias coisas de que se gabar, como descender de uma linhagem nobre de reis e rainhas ou mesmo por ser uma, o que despertava sua arrogância era o fato de ser muito fértil, e devido a isso possuir catorze filhos com seu marido.

Com essa presunção, quando acontecia o festival em honra de Leto, ela se opõe à ele.Argumentando a alta credulidade dos que lá estavam, diz a eles que cultuassem quem eles conseguiam ver, e não aqueles que estavam ocultos aos seus olhos. Menospreza a deusa, dizendo ter sete vezes mais filhos que ela, e se gabar de sua fortuna. Após se colocar como sendo um ser inalcançável por desgraças, diz aos presentes que parassem tais ritos em nome de Leto.

Ao ver isso, Leto se sente ultrajada. Se dirige aos seus filhos, dizendo começar a duvidar do fato de ser ou não uma deusa. Apolo e Ártemis confortam a mãe, dizendo que ela será vingada. Ambos preparam seus arcos e flechas e partem em direção do castelo de Níobe. Eles começam a atirar suas flechas mortíferas nos filhos, matando um a um. Ao ver seis de seus irmãos mortos, o sétimo reza aos deuses pedindo proteção. O próprio Apolo o teria poupado, se já não tivesse soltado a flecha de seu arco.

Ao ver seus filhos mortos, Anfíon suicida. Mesmo com seus sete filhos e seu marido mortos, Níobe não se diminui, e movida pela coragem gerada por sua dor, ainda desafia Leto, dizendo que mesmo com seus sete filhos mortos, sua prole de sete filhas ainda humilhava a da deusa, de apenas dois. Após esse último insulto, agora eram as filhas que começaram a cair pelo arco dos gêmeos. Ao ver que todas haviam morrido, exceto a mais jovem, Níobe abraça ela e pede a clemência dos deuses, e apenas sente a vida se esvaindo do corpo da última de suas crias.

Após isso, Níobe senta-se em uma pedra junto aos familiares. Todos seus movimentos cessaram, voluntários ou involuntários, exceto o escorrer das lágrimas. Todo o seu corpo se transformara em pedra, virando uma fonte humana.

0 comentários:

Postar um comentário