quarta-feira, 27 de março de 2013

Hades (Άδης)



Rei e juiz supremo do submundo, filho de Cronos e Réia, marido de Perséfone, a quem raptara e se casara, e irmão de Héstia, Deméter, Hera, Poseidon e Zeus, sendo o mais velho dos homens.Vivia no submundo, e emprestava seu nome a ele. Não possuía muitos símbolos, os principais eram o elmo, o bidente e o cipreste, cuja folhagem, sombria, exprime melancolia e dor. Era comumente representado em seu trono com à sua direita um cetro negro, uma forquilha ou uma lança e em sua mão haviam chaves, mostrando que quem entrava em seu reino não mais saía. Seu elmo das trevas, forjado pelos ciclopes, permitia que ele ficasse invisível, e já foi inclusive emprestado ao herói Perseu. Talvez seu nome seja baseado em seu elmo, pois Hades significa "o invisível". 

Mesmo que fosse evitado pronunciar seu nome pelo medo de enfurecer o deus, comumente é visto como o guardião das almas, e também chamado pelos gregos de Plutão ("doador de riquezas"), pois as riquezas ficavam no subsolo, local controlado por ele. A partir disso, mostra-se que o medo dele é apenas relacionado à morte, pois fica claro que ele não é malvado, que apenas mantém a ordem em seu reino, o único em que não há rebeliões. Além disso, é mostrado que assim como o Hades(submundo) não corresponde ao inferno cristão, Hades também não corresponde a Satã. 

Não possuía muitas outras atribuições além de rei do submundo pois reinava integralmente e sem descanso sobre os mortos, e por isso, mal visitava o Olimpo, motivo pelo qual comumente não era contado entre os doze principais. A seu lado está Perséfone, sua esposa raptada e, segundo algumas versões, teve junto a ela a deusa Macária, deusa da boa morte. Era irredutível, a pessoa que alma que entrasse em seus domínios não mais saía de lá, apenas algumas exceções ocorriam, sendo uma delas o herói Orfeu, quando buscava por Eurídice. Além de Orfeu, outros heróis entraram em seus domínios, sendo eles Héracles, Odisseu, Enéias, Teseu, Piritoo e Psique

Sua forma romana é diversificada. Na Grécia, era chamado também de Plutão, nome o qual parece ter sido importado pelos romanos ao anexar a Grécia. Também foi relacionado ao deus romano Dis Pater, deus das terras agricultáveis férteis e riqueza, Orcus, um deus que dava seu nome ao submundo e depois foi incorporado a Dis Pater, e ao deus etrusco Aita. Se na Grécia, Hades não era reconhecido como um deus olimpiano, já em Roma ele foi adicionado ao Dii Consentes, panteão romano. Inclusive, chegou a figurar entre as oito divindades imutáveis presentes nele. Porém, como as ideias de submundo tidas pelos romanos eram vagas, Plutão e Prosérpina são basicamente cópias de Hades e Perséfone com poucas ressalvas, pois enquanto Hades é impiedoso, Plutão é um pouco mais gentil.

0 comentários:

Postar um comentário