sábado, 20 de outubro de 2012

Ártemis (Άρτεμις)



Filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo, nasce momentos antes de seu irmão, e ajuda no parto deste. Por isso, ao ver a dor sofrida pela mãe, Ártemis promete recusar a companhia masculina, para nunca sofrer tal dor. Representa a lua depois de Selene, porém apenas em uma de suas fases. Junto a Selene e Hécate, no entanto, compõe uma tríade de deusas lunares, motivo pelo qual posteriormente a romana Diana foi a elas associada, e não a uma em especifico.

Passado algum tempo, Zeus vai até ela e pergunta o que a filha gostaria de presente. Ela diz desejar caçadoras as quais acompanhassem sua caçada, assim também como cães e cervos. Tudo isso, somado ao último presente, um arco e flechas prateados, faz de Ártemis a deusa da caça e da vida selvagem.

Por ser uma deusa donzela, assim como Héstia e Atena, Ártemis muito protege sua virgindade e pureza, sendo cruelmente vingativa com aqueles que ela julga terem desrespeitado-a, como exemplo sua punição aplicada a Actéon.

Apesar disso, a deusa já quase teve uma relação amorosa, com o mortal Órion. Porém, com ciúmes, Apolo induz a deusa a matá-lo, e sua morte, a qual origina a constelação de Órion, está ligada ao signo de escorpião.

Outro dos contos no qual está envolvida é o dos gigantes aloídas, dois irmãos chamados Oto e Elfíates. Sua altura crescia a cada ano, e com ela, também sua arrogância, chegando ao ponto de ambos desprezarem os deuses.

Porém, após terem conseguido capturar Ares, o deus da guerra, os deuses passaram a temê-los, inclusive devido à sua imortalidade, pois fora profetizado que eles apenas morreriam caso um matasse o outro.

Formulando um astuto plano, Ártemis solta uma corça, e os gigantes começam a caçá-la. Logo ambos a conseguem em sua mira e lançam suas flechas, sem perceber que a a corça se localizava bem no meio da distância entre eles. Assim, Ambos acabam por morrer por suas próprias flechas. Com isso, Ártemis é aplaudida no Olimpo, por ter conseguido se livrar de tamanha ameaça.

Em Roma, Ártemis foi associada a Diana, porém tal associação não era perfeita pois tal deusa romana representava também as deusas lunares Selene e Hécate. Esse é um dos motivos pelo qual, em alguns casos, o conto de Selene e Endímion possa gerar dúvidas para as pessoas, ao ver o nome romano Diana no meio do conto.

1 comentários:

  1. Tomás,aqui é o Takashi da Arquivo Anime,um bom anime que você poderia assistir e postar algo aqui sobre ele seria o :"Campione",nele acho grandes referencias sobre a Mitologia envolvendo Deuses Hereges que trazem o caos,e também ele ecoa o conhecimento a um patamar muito grande,fica a dica,do seu amigo Takashi (Matheus Henrique)

    ResponderExcluir