terça-feira, 22 de novembro de 2011

Por trás dos Planetas - Mercúrio

Começando agora com uma série de postagens paralela à história de Héracles e outros contos variados, venho com um assunto corriqueiro e que muitas pessoas nunca prestaram atenção... Não sei se fizeram tal ligação, mas os planetas possuem mitologia em seus nomes, sendo esses nomes vindos de deuses da mitologia romana.
Primeiramente, apresento-lhes:

Mercúrio

Seu nome vem do deus romano mensageiro e das finanças, assimilado a Hermes após a conquista da Grécia por Roma. Na mitologia, Mercúrio era considerado o mais rápido dos imortais que com a ajuda de suas sandálias aladas fazia todas as entregas necessárias e entregava todas as mensagens pedidas. Assim como o deus, o planeta possui um rápido movimento no espaço, justificando sua nomeclatura. O símbolo representa uma versão ornamentada do caduceu de Mercúrio.

Bom, as próximas postagens do tema serão maiores, abordando tanto o nome dos planetas como suas luas, e como Mercúrio e Vênus não possuem luas, esta postagem e a próxima serão apenas sobre a origem do nome do planeta. Espero que tenham gostado da curiosidade.

0 comentários:

Postar um comentário