sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atalanta e Meléagro


Quando Meléagro nascera, sua mãe Altéia recebera a visita de Artropes, a Moira destinada à levar a morte aos mortais. A deusa advertira Altéia que não era de seu costume avisar as mortes, mas disse à rainha que a vida de seu filho duraria tanto quanto durasse o toco de madeira que queimava em sua lareira. Após isso, rapidamente Altéia retirara o toco da lareira, e colocara-o em um cofre de bronze.

Desde pequeno, Meléagro aperfeiçoara-se na arte de caçar, e seu pai mandara confeccionar para ele uma lança e um conjunto de arco e flechas, e quando jovem tornou-se um dos melhores caçadores de toda a Grécia. Porém, quanto a casamento, Meléagro esperava conseguir uma mulher que acompanhasse-o em suas caçadas, e não uma mulher fútil e frágil como aquelas que ele se deparava no reino, quando dirigia-se à uma nova caçada.

Durante uma de suas aventuras sozinho, ele atingira mortalmente um urso, e dirigindo-se ao local onde achava ter visto o animal, ele vê uma mulher carregando o bicho semi-morto. Após uma conversa, ele descobre seu nome, Atalanta, e que ela havia sido criada como uma filha pela ursa. Porém, ao saber que fora Meléagro que havia matado aquela que ela achava ser sua mãe, Atalanta começa a lutar com ele. Contudo, diferente dos outros animais, esse resistia bravamente, até que ela de deu conta e que assim como seu adversário, ela também era humana.

Assim, após esse encontro, Meléagro começara a passar mais tempo com Atalanta, em sua maioria caçando. A felicidade era tamanha, que logo Nêmesis chegara para exercer seu papel.

Quando, em um sacrifício aos deuses, a deusa Ártemis fora esquecida, a punição veio. A deusa caçadora enviara à região um javali monstruoso, o qual passara a devastar os campos e florestas.

Devido a isso, Meléagro convidou vários heróis celebres como Teseu, Peleu, Télamon, Néstor e vários outros, dentre os quais estava Atalanta e os irmãos de Altéia, Pléxipo e Toxeu.

Após começar a procurar a fera, eles acharam um covil, perfeito para o animal esconder-se. Porém, lá não era possível entrar sem ser atacado por ele. Logo os heróis tiveram que atirar várias e várias flechas para induzir o javali a sair de lá. Após sua saída, ele é fortemente atacado, sendo primeiramente acertado por Atalanta e, após a morte de alguns colegas, finalmente Meléagro crava sua lança no flanco do monstro, e mata-o após vários ataques de sua lança. Assim que tira o couro do animal, Meléagro oferece-o a Atalanta, por ter sido ela a primeira a ter atingido-o.

Porém, os irmãos de Altéia, Plexipo e Toxeu, com ciúmes de Atalanta, e desmerecendo-a pelo fato de ela ser mulher, tiram da mão da caçadora a pele do animal. Furioso com tal afronta, Meléagro saca a espada e ataca seus tios, matando-os.

Após a volta do filho, Altéia vê seus irmãos mortos e seu coração enche-se de tristeza. Porém, ao tomar conhecimento do autor das mortes, seu sentimento de tristeza transformara-se no desejo de vingança. Nesse impulso, ela vai até o cofre onde guardava a lenha e, após muito pensar se devia ou não realizar tal ato, devido à idéia de matar o próprio filho, a rainha joga o toco que representava a vida de seu filho na lareira. Após isso, a rainha acaba por suicidar.

Após ver tal casa sofrer tanto, Ártemis transforma as irmãs do jovem em aves. Em outro lugar, na companhia de Atalanta, Meléagro começara a sentir uma dor profunda, e a medida que as chamas cresciam, consumindo a madeira, também cresciam as dores de Meléagro, até que, assim como toda a Madeira transformara-se em cinzas, toda a vida de Meléagro transformara-se em morte, nas mãos de Atalanta.


--//--


Os Heróis do Olimpo: O Filho de Netuno

Aviso: Contém revelações sobre o enredo, caso não tenha lido ainda e não queira saber sobre o livro, não leia.


Em O Filho de Netuno, segundo livro da saga Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan, Frank Zhang, um semideus romano filho de Marte, possui relação com tal conto. Frank possui um segredo que ele guarda no peito, literalmente. Sempre carregando um pedaço de madeira consigo, sofre da mesma maldição de Meléagro: quando pequeno, Hera aparecera para sua avó, dizendo que ele teria sua vida atrelada ao toco de madeira que queimava na lareira. Durante o enredo, Frank têm de queimar parte de sua vida para liberar o deus da morte Tânatos, que havia sido preso no Alaska.

0 comentários:

Postar um comentário